• Maria Claudia

A LIVRARIA DOS FINAIS FELIZES de KATARINA BIVALD


Todo fim de ano é a mesma coisa, ganho livros no Natal e no aniversário mas... a correria me faz ler menos! O bom disso é que o ano novo sempre chega e eu tenho bem ali, ao alcance das minhas mãos (ou melhor seria "dos meus olhos e do meu coração"?), um monte de livros esperando por mim! Então, antes de falar sobre a primeira leitura de 2017 (A Livraria dos Finais Felizes), quero deixar aqui registrado o meu desejo de que esse ano traga com ele tudo de bom que possamos desejar: esperança num país melhor com políticos mais éticos, saúde, paz, harmonia e... muitos livros, é claro!!!

Então vamos aos fatos: esse meu comentário é de um livro sobre... LIVROS, lógico!!! De qualquer tipo de livro: do eterno Proust ao fantástico mundo de Harry Potter, da memorável trilogia de Stieg Larsson aos best-sellers mais atuais. Enfim, é um livro sobre o prazer e a alegria que a leitura nos proporciona. Falando assim até parece auto-ajuda (nada contra!), mas é uma ficção, é a história de uma jovem de 28 anos (Sara) que nunca saiu da Suécia a não ser através dos muitos livros que lê.

A livraria dos finais felizes de Katrina Bivald

E quando uma senhora (Amy), com quem troca livros e cartas pelo correio há anos, a convida para visitá-la na cidade de Broken Wheel, Iowa, Estados Unidos, ela decide se aventurar numa viagem para um lugar que só conhece através dos escritos da amiga, amiga essa que Sara só conhece através da correspondência que mantém. Realmente será uma aventura e tanto já que ao chegar lá descobre que Amy faleceu e ela se vê hospedada sozinha na casa dessa amiga que nunca conheceu pessoalmente, em uma antiga cidade muito pequena onde só não é uma completa estranha porque a velha senhora tinha contado para todos os poucos habitantes que Sara iria visitá-la... Começa então a pensar que essas férias não seriam exatamente como havia planejado, mas mesmo assim resolve ficar, pois não deseja voltar logo para Estocolmo.

Em pouco tempo ela descobre que não está sozinha nessa cidade isolada e antiga, pois ali estão todas as pessoas que ela “conheceu” através das cartas da amiga: o pobre George, a destemida Grace, a certinha Caroline e Tom, o amado sobrinho de Amy. Logo ela também percebe que Broken Wheel precisa desesperadamente de alguma aventura, talvez uma pitada de romance e um pouquinho de auto-ajuda, quem sabe? Resumindo: a cidade precisa mesmo é de uma livraria. Então, com o toque original e único da autora, nos vemos envolvidos pela história de Sara e todos os seus livros, tentando levar um pouco de aventura a uma velha cidade americana.

Esse livro é uma viagem dentro dos muitos livros citados: alguns nos trazem à memória aqueles que já lemos e outros nos fazem ter vontade de conhecer os que nos são estranhos... É o que considero uma leitura leve, aquela que nos permite entrar no mundo fantástico e mágico onde os bons livros sempre podem nos levar!

Gostei e acho que comecei o ano muito bem: 2017 promete!

LEIA MAIS

Outros livros recomendados:

- Os Cães nunca deixam de amar de Teresa J. Rhyne recomendado por Maria Claudia

- O Tempo entre Costuras de María Dueñas recomendado por Maria Claudia

- Destino La Templanza de María Dueñas recomendado por Maria Claudia

- A Maleta da Sra. Sinclair de Louise Walters recomendado por Maria Claudia

- A LÓGICA DO CISNE NEGRO de Nassim Nicholas Taleb recomendado por Paulo Gustavo Ganime

Maria Cláudia de Macedo Miranda Marandino

Resendense de nascimento e carioca desde os meus três anos, sou professora (aposentada) especializada em alfabetização e pré-escolar. Amo ler pelo simples prazer de ler! Não sou especialista em literatura mas vou colaborar no 1 Olhar com o resumo que faço de cada um dos muitos livros que leio na esperança de despertar o leitor que sei que vive dentro de cada um de nós: todos somos leitores, basta que o livro certo nos encontre!

#educacao #familia #leitura #MariaCláudiadeMacedoMirandaMarandino #MariaCláudia #livro #resenha

51 visualizações

Copyright © 1Olhar 2017- 2020

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon