• Cris Ganime

Hanói, Vietnã

Atualizado: Ago 19


Uma das coisas mais difíceis quando eu viajo é o cheiro. Cheiros sempre me incomodaram. Cada bairro, cidade, país tem um cheiro característico que nem sempre é agradável.

Nem preciso falar que o cheiro de Hanói é insuportável, mas depois de alguns dias você acaba acostumando.

Se gostei de lá? Conhecer outras culturas sempre é enriquecedor, por mais que o país inteiro, o Vietnã, pareça com uma comunidade carente Brasileira. Vez ou outra até pior.

Costumo falar que as comunidades cariocas, trabalhei muitos anos em várias, de pobre não tem nada... quem viaja para os mesmos países que eu sabe bem disso...

Fui a Ha Long Bay. Dormi naqueles barcos exóticos. Perguntei ao rapaz do barco onde estava o sol, que disseram que iria fazer, e recebi como resposta: "Ué! Está sol." Dia cinza. Cinza de poluição. Ha Long Bay é umas das 7 maravilhas do mundo. Cinza. Poluída. Umas 3 horas de carro de Hanói.

Hanói é feia, suja, barulhenta... As pessoas são super simpáticas. Pelo menos os olhos parecem, o resto do rosto geralmente está coberto com uma máscara por causa da poluição.

Não tem cozinha nas casas, não tem espaço, as casas são mínimas. As pessoas cozinham na calçada. O governo, Socialista, percebeu que não adianta controlar, segundo eles me contaram. Então faz vista grossa para os inúmeros comércios ilegais que existe. Cada casa em Hanói é também uma lojinha. Isso mesmo, estas casas minúsculas, que não tem mais de 2,5 m por 4 m, também são lojas. Preferi não perguntar onde era o banheiro.

Adoro viajar!


Cris Ganime

Co-idealizadora do 1 Olhar, Carioca, ex-dentista, ceramista nas horas vagas e radicada no Sul da Espanha. Já morou em Montreal, Canadá, e na Antuérpia, Belgica. Apaixonada por viagens e fotografia.

facebook.com/crisganime

#cris #CrisGanime #Ganime #Cris #viagem #viajar #hanoi #vietnam #vietnã #HaLongBay

48 visualizações

Copyright © 1Olhar 2017- 2020

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon