• Paulo Ganime

Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro


Estive presente na Audiência Pública para apresentação e debate do Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro até 2020, organizada pela Prefeitura, no Tijuca Tênis Clube. Fui com o objetivo de conhecer os planos da gestão atual para a nossa cidade e melhor entender nossos problemas.

A apresentação do Plano foi muito superficial e política. Mas seria muito difícil fazer diferente, em uma reunião prevista para ter 3h de duração, apresentar e debater um Plano tão extenso é impossível. A melhor parte, e que me proporcionou maior aprendizado, foi a intervenção da população. Todas as pessoas da platéia poderiam dar sua opinião sobre o Plano em 3 minutos cada.

Ouvi empreendedores, agentes de ONG, representantes comunitários, representantes de classes (de artistas, ambientalistas, ...). Sem dúvida, relatos e comentários muito mais próximos da realidade que as 65 iniciativas e 101 metas estratégicas presentes no Plano (veja a síntese aqui nas fotos e o documento completo neste link: http://prefeitura.rio/c/document_library/get_file…).

Também usei meus 3 minutos para colocar minha opinião sobre o Plano. E, como tempo era curto, priorizei nossos problemas mais agudos atualmente, segurança e crise econômica. Critiquei o fato de o Plano definir metas de segurança quase que exclusivamente para a orla do Rio. Entendo que o fato de a orla ser vitrine e impactar o turismo, possa ter alguma prioridade, mas não podem esquecer das demais regiões, que enfrentam problemas até maiores.

Com relação à crise, critiquei as iniciativas presentes no Plano para fomentar o empreendedorismo. Afirmei que a melhor forma de o governo ajudar o empreendedor/empresário é parando de atrapalhá-lo. As iniciativas deveriam estar todas focadas nesta visão. Esse ponto gerou bastante repercussão, com aplausos e comentários imediatos, inclusive dos membros da mesa. Algo que parece óbvio, mas ainda não presente na mente dos agentes do Estado.

No intervalo e ao final do evento pude conversar com quase todos os Secretários, Subsecretários e demais representantes da Prefeitura e órgãos municipais que compunham a mesa. Em sua maioria, eles me pareceram muito simpáticos, (acredito) bem intencionados e competentes em suas áreas. Mas com um Plano e uma visão de gestão desalinhados com a situação de penúria que vivemos.

As iniciativas estratégicas definidas não têm um viés de redução do tamanho do Estado, de simplificação da estrutura da Prefeitura e de redução de gastos. Pelo contrário, em sua grande maioria elas acarretarão aumento do orçamento e da intervenção do Estado.

Agora é acompanhar e fiscalizar de perto para que essas metas sejam alcançadas sem aumentar o déficit público.

LEIA MAIS

Outros Artigos:

- As dificuldades de empreender no Brasil por Paulo Ganime

- Gestão (?) pública por Paulo Ganime

- Estatais: Elefantes Sedentários? por Paulo Buchsbaum

- O fantasma de Augusto Comte ainda assombra o Brasil por Bruno Rosi

- Governos não sabem gerir mudanças por Paulo Ganime

- Manifesto para acabar com a sacanagem no Brasil!!! por André Ferraz

Paulo Gustavo Ganime

Morei 5 anos fora do Brasil, mesmo longe sempre estive muito ligado ao Brasil. Muitas vezes sentia vontade de conversar com alguém e expressar minha opinião sobre as notícias e acontecimentos, mas não tinha para quem. Comecei então a escrever minha opinião no Facebook. Conforme os fatos iam ganhando importância, meu envolvimento ia aumentando e meus textos crescendo. Muitas pessoas começaram então a me dizer que eu deveria escrever num blog. Não sou especialista em Economia, Política, Direito, … , em nenhum assunto que escreverei aqui. Tudo será apenas o meu olhar sobre o tema. Gosto de debater e aprender, então, por favor, discordem de mim e tragam visões e informações diferentes.


Se quiserem saber mais sobre mim:

facebook.com/paulogganime

linkedin.com/in/paulo-gustavo-ganime

#paulo #ganime #paulogganime #PauloGustavoGanime #PauloGanime #Ganime #brasileiro #empreender #empreendedorismo #empreendedor #burocracia #PlanoEstratégicodaCidadedoRiodeJaneiro

25 visualizações

Copyright © 1Olhar 2017- 2020

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon