Quase natal!

05.12.2016

Entrando no clima natalino, vamos falar de algo bem característico dessa época: o panetone ou panettone (como no italiano)! Da sua origem, não há um consenso nem quanto a criação nem quanto a denominação. De certeza, apenas, que foi criado na Itália, na região de Milano, o modo e formato milanês, que é o que conhecemos aqui no Brasil. Da forma que ele é consumido por aqui parecia até que fomos nós que criamos, mas segundo algumas lendas foi um “erro” do padeiro conhecido como Toni, daí o “pão de Toni”, panettone...

 

Há quem ame e quem deteste panetone, mas estamos sempre presenteando ou sendo presenteados com ele. Recomendo comprar os mais caseiros, têm menos conservantes, são mais fofinhos e mais gostosos. Mas caso ganhe e não consiga passar adiante, pode dar uma nova cara e gosto. Você pode fazer torradas passando uma camada generosa de manteiga e servir com geleias, doces, requeijão e o que mais gostar. Ainda tem outro modo muito delicioso como um pudim de pão, já que o panetone é um brioche, massa rica em gordura, boa para rabanada.

 

Para quem não gosta do gosto artificial das essências, pode produzir seu próprio panetone, deixarei a receita de como gosto de fazer pois sou das que não gosta dos artificiais.

Como natal é época de reunião, junte todo mundo e cada um pode fazer um a seu gosto, até as crianças vão gostar.

 

Panetone

Ingredientes:

- 250ml Leite morno

- 15g de fermento biológico seco

- 350g farinha de trigo

- 120g de manteiga

- 2 gemas

- 60g de açúcar

- 20g de raspas de limão e laranja

- 15ml de essência de baunilha

 

Modo de preparo:

 

Colocar 100g da farinha com o fermento e o leite morno, misturar e deixar descansar até

dobrar de volume. Adicionar a gemas, mexer, e juntar o resto da farinha, o açúcar, as raspas e a baunilha. Adicionar a manteiga aos poucos e incorporando a cada adição. Eu costumo fazer na batedeira planetária com a raquete, mas pode ser feito a mão.

 

Para fazer o tradicional misture frutas cristalizadas, para o chocotone gotas de chocolate. E para os trufados corte o centro do panetone, coloque o creme que gostar, uso ganache de chocolate meio amargo.

 

 

Rabanada de panetone

Ingredientes:

- 1 panetone grande

- 200g de açúcar

- 60ml de água

- 250ml de creme de leite fresco

- 250ml de leite integral

- 4 colheres de sopa de uísque

- Bourbon (ou licor, rum ou extrato de baunilha, se preferir sem álcool)

- 4 ovos batidos

 

Modo de Preparo:

 

Preaqueça o forno a 180 graus. Corte em cubos grandes o panetone e arrume-os em um refratário. Reserve. Coloque o açúcar com água em uma panela e misture para dissolver o açúcar. Leve ao fogo médio-alto, sem mexer, até que a mistura caramelize e ganhe um tom dourado. Abaixe o fogo, adicione o creme de leite, o leite e o bourbon e vá mexendo até que todo o caramelo se dissolva. Retire do fogo e, mexendo sem parar, vá adicionando os ovos batidos. Despeje o creme sobre os croissants, deixe descansar por uns 5 minutinhos e leve ao forno por 20 minutos, até dourar. Sirva morno.

 

 

Viviane Tavares é pernambucana e apaixonada pela alquimia dos sabores, sou formada em gastronomia e confeiteira desde 2013 quando profissionalizei minha vocação desde menina. Encantar pessoas oferecendo diferentes experiências gastronômicas sempre foi uma diversão minha e neste espaço venho passar algumas dessas experiências. 

facebook.com/VivianeTavaresPaesECakes

instagram.com/paesecakes/

<meta property="og:image" content="url_image">

 

 

 

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato