Quase natal!

Entrando no clima natalino, vamos falar de algo bem característico dessa época: o panetone ou panettone (como no italiano)! Da sua origem, não há um consenso nem quanto a criação nem quanto a denominação. De certeza, apenas, que foi criado na Itália, na região de Milano, o modo e formato milanês, que é o que conhecemos aqui no Brasil. Da forma que ele é consumido por aqui parecia até que fomos nós que criamos, mas segundo algumas lendas foi um “erro” do padeiro conhecido como Toni, daí o “pão de Toni”, panettone...

Há quem ame e quem deteste panetone, mas estamos sempre presenteando ou sendo presenteados com ele. Recomendo comprar os mais caseiros, têm menos conservantes, são mais fofinhos e mais gostosos. Mas caso ganhe e não consiga passar adiante, pode dar uma nova cara e gosto. Você pode fazer torradas passando uma camada generosa de manteiga e servir com geleias, doces, requeijão e o que mais gostar. Ainda tem outro modo muito delicioso como um pudim de pão, já que o panetone é um brioche, massa rica em gordura, boa para rabanada.

Para quem não gosta do gosto artificial das essências, pode produzir seu próprio panetone, deixarei a receita de como gosto de fazer pois sou das que não gosta dos artificiais.

Como natal é época de reunião, junte todo mundo e cada um pode fazer um a seu gosto, até as crianças vão gostar.

Panetone

Ingredientes:

- 250ml Leite morno

- 15g de fermento biológico seco

- 350g farinha de trigo

- 120g de manteiga

- 2 gemas

- 60g de açúcar

- 20g de raspas de limão e laranja

- 15ml de essência de baunilha

Modo de preparo:

Colocar 100g da farinha com o fermento e o leite morno, misturar e deixar descansar até

dobrar de volume. Adicionar a gemas, mexer, e juntar o resto da farinha, o açúcar, as raspas e a baunilha. Adicionar a manteiga aos poucos e incorporando a cada adição. Eu costumo fazer na batedeira planetária com a raquete, mas pode ser feito a mão.

Para fazer o tradicional misture frutas cristalizadas, para o chocotone gotas de chocolate. E para os trufados corte o centro do panetone, coloque o creme que gostar, uso ganache de chocolate meio amargo.

1 olhar

Rabanada de panetone

Ingredientes:

- 1 panetone grande

- 200g de açúcar

- 60ml de água

- 250ml de creme de leite fresco

- 250ml de leite integral

- 4 colheres de sopa de uísque

<