Ceia de Natal

15.12.2016

Cada cultura tem sua forma de comemorar o natal, já que se refere a um evento religioso, mas uma coisa é comum: todos celebram com uma ceia de natal. A comida característica dessa data tem muito da cultura popular de região, apesar de ter seus pratos típicos. No Brasil, a tendência é fazer refeições com abundância de carnes, aves e acompanhamentos como farofa e um arroz incrementado (com passas, nozes).

 

No Nordeste, o consumo de carne suína é menor que na maioria dos outros estados, isso é o reflexo das condições sanitárias precárias que ainda perduram em determinados locais e também da falta de maior esclarecimento dos consumidores em relação às qualidades desta carne. Hoje existem muitos produtos com boa procedência nos grandes supermercados o que vem incrementando muito a nossa ceia.

 

O pernil e o lombo são os cortes mais consumidos nessa época, os pratos ficam lindos e saborosos levando, na maioria das vezes, uma marinada com algum elemento ácido e doce. Vinho branco, azeite balsâmico, laranjas, abacaxi, açúcar mascavo e mel são opções para deixar seu prato agridoce e combinam bem com a carne de porco. Assados como o pernil levam bastante tempo para ter seu cozimento completo, por isso não é comida do dia a dia e deve ser apreciado por completo.

 

Se você for uma pessoa exagerada na hora de montar a ceia, como eu, as sobras devem ser bem aproveitadas, incluindo novos sabores e formas de apresentar a comida.

 

Pernil com molho de laranja Marinada

 

Ingredientes:

-2 xícaras de suco de laranja

-3/4 de xícara de vinho branco

-2 cebolas picadas

-3 folhas de louro

-4 dentes de alho amassado ou picado

-Sal e pimenta-do-reino

 

Modo de preparo:

Misture tudo e esfregue no pernil, pode fazer furinhos para penetrar melhor. Deixe num saco ou numa travessa com filme plástico na geladeira de preferência de um dia pro outro, caso não tenha tempo, no mínimo umas 3h.

 

Assar pernil:

-Manteiga

-Mel

​-Cebolas (as pequenas ficam mais bonitas)

-Batatinha (ou batata doce)

-Cenouras cortadas em cubos (do tamanho das batatas e cebolas)

 

Modo de preparo:

Colocar o pernil com a parte mais gordurosa para baixo, esfregar manteiga no pernil, colocar um pouco da marinada e assar. O tempo depende do tamanho do pernil, um de 5kg de 3h a 4h e um de 7kg umas 4h a 5h em um forno médio ou baixo (160-180°C). Na metade do tempo vire o pernil e coloque mais marinada. Quando faltar 30 min adicione os legumes, temperados com um pouco de sal e pimenta, em volta e jogue o mel por cima do pernil. Se preparar com muita antecedência deixe esse tempo do preparo para mais perto de servir.

 

Caso queira molho para servir na mesa dobrar a receita da marinada, e com a metade colocar para ferver, acrescentar 4 colheres de sopa de mel, deixar reduzir até a metade e acrescentar uma colher de manteiga e mexer bem rápido para incorporar.

 

O que fazer no outro dia com todo o exagero de comida?

 

Se fez peru, aconselho fazer um risoto. Só refogar o arroz para risoto (arborio, carnaroli, vialone), colocar um caldo de legumes ou frango (caseiro), adicionar o peru quando estiver no fim do cozimento, manteiga e queijo (pode ser parmesão, mussarela, ou cream cheese).

 

O pernil você pode desfiar, colocar em uma panela com um pouco de vinho tinto, azeite balsâmico e um pouco de mel ou açúcar e deixar ferver. Servir no pão com queijo mussarela, ou colocar numa massa tipo nhoque.

 

Chester pode ser colocado no processador com batata doce cozida até virar uma massinha, rechear com cubos de mussarela e fazer bolinhas. Pode assar ou fritar. Da até para ser fit colocando um queijo mais light e assando.


 

Viviane Tavares é pernambucana e apaixonada pela alquimia dos sabores, sou formada em gastronomia e confeiteira desde 2013 quando profissionalizei minha vocação desde menina. Encantar pessoas oferecendo diferentes experiências gastronômicas sempre foi uma diversão minha e neste espaço venho passar algumas dessas experiências. 

facebook.com/VivianeTavaresPaesECakes

instagram.com/paesecakes/

<meta property="og:image" content="url_image">

 

 

 

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato