Co-Wash, uma experiência libertadora

16.12.2016

Olá pessoal!!!

 

Já imaginaram lavar o cabelo sem usar shampoo? Achou estranho ou pouco higiênico? Mas não é!! Isso é o que chamamos de Co-Wash, uma maneira de lavar o cabelo usando apenas condicionador, que promove limpeza através dos seus agentes emolientes. Com a chegada do verão, o Co-Wash acaba se tornando uma excelente opção para quem tem vontade ou necessidade de lavar os cabelos todos os dias. Se fizer isso usando shampoo, principalmente aqueles à base de sulfatos, o cabelo pode perder a oleosidade natural dos fios, e ficar muito ressecado. Além disso, é libertadora essa forma prática e rápida de lavar o cabelo em apenas uma etapa.

 

O Co-Wash é praticado principalmente pelas cacheadas, que devido às ondas e espirais dos seus fios, a oleosidade tem mais dificuldade de chegar às pontas. Mas qualquer uma pode usar a técnica, principalmente quem tem cabelos quimicamente tratados, tingidos, descoloridos, danificados... enfim, ressecados por algum motivo. A vantagem, além da praticidade, é ver que o cabelo fica aos poucos mais hidratado e macio, e cada vez menos necessita de hidratação semanal em casa ou no salão. Somente quem tem o cabelo muito oleoso ou problemas já existentes no couro cabeludo, como seborreia, não combina bem com a técnica.

 

Mas atenção, porque não é qualquer condicionador que pode ser usado para fazer Co-Wash. Para esse tipo de cuidado devemos usar somente produtos livres de petrolatos e silicones insolúveis. Esses componentes formam uma película nos fios que impede a nutrição do mesmo, como uma blindagem. Eles podem também acumular no couro cabeludo, entupir os poros e causar queda de cabelo e falta de crescimento, já que nesse caso essa região também recebe condicionador, ao contrário das lavagens comuns com shampoo onde os condicionadores só são aplicados ao longo dos fios. Por isso, ao escolher seu produto para Co-wash, veja no rótulo se ele tem indicação para a técnica, ou procure na fórmula as substâncias proibidas:

 

 Paraffinum liquid;

 Mineral Oil / Óleo Mineral;

 Petrolatum;

 Vaselina;

 Isoparaffin;

 C12-20 Isoparaffin;

 C13-14 Isoparaffin;

 Isododecane;

 Dodecene;

 Alkane.

 

A frequência das lavagens Co-Wash é particular de cada uma. Há quem faça uma ou duas vezes por semana, quem intercala com as lavagens Low-Poo, quem faz No-Poo e nunca usa shampoo, ou de acordo com a rotina de cada uma. É uma boa opção de lavagem quando saímos da academia, por exemplo.

 

Uma observação importante para quem vai começar a fazer Co-Wash, ou até mesmo Low-Poo e No-Poo, é usar antes pela última vez um shampoo comum à base de sulfatos para remover a película impermeável de petrolatos. Caso contrário o que vai acontecer será apenas um acúmulo de produto, os componentes do condicionador não conseguirão penetrar nos fios, e o resultado pode ser cabelos pesados, grudados, oleosos e com a aparência e sensação de sujos. Por isso é normal achar o cabelo um pouco mais ressecado na primeira lavagem, mas com o decorrer do uso da técnica, os resultados serão muito melhores.

 

Agora vamos falar da técnica em si. Fazer Co-Wash, não significa simplesmente usar condicionador como fazemos após o shampoo. E necessário fazer da seguinte forma para que o cabelo fique devidamente lavado:

 

1- Molhar bem o cabelo e remover o excesso de água

2- Aplicar o condicionador no couro cabeludo e massagear

3- Aplicar no restante dos fios mecha por mecha

4- Deixar agir o tempo do produto

5- Enxaguar para remover o excesso do condicionador

6- Curtir o cabelo mais leve e solto!!!

 

Fiz uma pesquisa de alguns condicionadores liberados para Co-Wash para vocês escolherem um para começar a fazer esse tipo de lavagem:

 

 

 

 

 

 

E assim aderi ao Co-Wash uma vez por semana, ou quando estou com pressa ou preguiça de lavar o cabelo. Menos química mais saúde e beleza para o cabelo. Me contem depois se experimentaram Co-wash e quais resultados alcançaram com essa técnica libertadora!

Bjo, Eli BBrandão

 

 

 

 

Eli BBrandão


Sou dentista, mãe e apaixonada por tudo que pertence ao universo da beleza. Sempre antenada nas tendências beauty e pronta para atualizar vocês de todas as novidades!

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017- 2020

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon