Receita Fit: Pão de queijo sem queijo...

Pão de que ???

No artigo anterior eu falei sobre minha saga da biologia até a faculdade de nutrição e, neste, achei interessante começar a dar umas dicas de receitas que eu realizei durante essa transição. Baseada na minha evolução na cozinha + o fato de eu AMAR pão de queijo, escolhi começar com ele. O tão amado pão de queijo é “mineirin” que consiste em uma mistura de polvilho com água ou leite, queijo, ovo, sal e gordura. But...a receita, hoje, será de pão de queijo sem queijo!

Oi?? Como assim?? Não tô maluca não, é uma receita de “pão de queijo” adaptada para quem não pode ou não quer comer queijo (celíacos, veganos, alérgicos, etc...). E, quem quiser, pode acrescentar um queijinho minas “de leve”. Fica uma delícia e é super saudável! Recomendo!

Se tiver curiosidade em buscar outras receitas, vai perceber que umas utilizam somente o polvilho doce ou o azedo. Também já fiz assim porque nem sempre eu tinha os dois em casa, maaaaas quando utilizei os dois juntos, o pão ficou mais delicinha. Ah sim! Ok, mas qual a diferença entre os dois? Ambos são derivados da mandioca e não contém glúten. Apesar de serem derivados da mandioca, apresentam processos de produção e características diferentes. Brevemente falando, o polvilho doce é obtido a partir da lavagem e descascamento da mandioca que será submetida à fermentação natural em tanque. O polvilho azedo é obtido pela fermentação do polvilho doce até atingir certo teor de acidez. O polvilho doce confere característica elástica e densa na receita (aquele pão de queijo “bão” e borrachudo), além de um sabor mais suave. Já o polvilho azedo dá um gostinho azedinho delícia e tem capacidade de crescer e deixar a massa mais aerada.

Amiguinho, se tiver algum problema com o consumo de glúten, ok, caso contrário, se liberte!

E procure sempre um nutricionista! #ficaadica ;-)

Hey Ho, Lets Go à receita!

Ingredientes:

- 200 g de batata baroa (também conhecida como mandioquinha)

- 100 g de polvilho azedo

- 100 g de polvilho doce

​- 80 mL de azeite

- 1 colher de chá de sal

- 2 colheres de sopa de chia

- 50 mL de água

Preparo:

- Misturar o polvilho azedo, o polvilho doce e o sal;