Em tempos de reunião familiar sempre é bom ter um aconchego, seja um carinho ou um docinho. E nada melhor para o momento do que uma confort food! Como já falamos em um artigo anterior, as confort foods são pessoais, cada um as cria de acordo com os costumes familiares, religiosos e ambientais.
Esse período de férias é um ótimo momento pra reunir a família e, juntos, criar novas histórias e receitas. Então vamos pra cozinha? O melhor lugar pra bater um papo, pra aprender coisas novas e para as crianças se interessarem pelo que comem. A cozinha é o meu lugar mágico!
Cozinho para ver a alegria dos outros, para criar lembranças, construir afeto. Sabe quando você lembra daquele dia na casa dá sua avó e ela fez a comida que você gosta?! Já me sinto avó há muito tempo. E não tem como ser avó e não ter feito aquele pãozinho quentinho de tarde com um café ou um leite com chocolate caseiro.
A receita de hoje é para quem não tem o tempo da época das nossas avós (e que nunca mais vai ter pelas novas regras da aposentadoria). Um pão fácil que se faz à mão com todo o carinho, ou na batedeira ou máquina de pão (há quem diga que tem menos carinho, mas acho que quem fala não chegou a tempo de comer).

Pão de Viena
Ingredientes:
- 500g de farinha de trigo
- 265ml de leite morno
- 10g de sal
- 30g de açúcar
- 30g de manteiga (ou margarina 80% lipídios, tem nas letras miúdas da embalagem)
- 1 ovo
- 15g de fermento biológico seco
Modo de preparo:
Juntar todos os ingredientes, menos o leite que vai ser acrescentado aos poucos. Se for na máquina de pão ver a quantidade que cabe. Na mão e na batedeira é só amassar e sovar um pouco. Se não souber sovar, bater a massa na bancada algumas vezes. Deixar descansar 30 min. Moldar a massa e deixar crescer até dobrar de tamanho. Assar em forno pré-aquecido a 200°C até ele dourar bem (20 a 30 min).
* Uma manteiga cai bem em cima do pão quentinho.
** Essa massa é ótima pra rechear, como trança e rosca também.
*** É com ela que modelo os mini pãezinhos para o mini hambúrger. Receita em breve.
LEIA TAMBÉM
Artigos relacionados:
Uma revolução alimentar vem ocorrendo mundo afora por Sandra Zatz
Um novo mundo à vista! por Rafael Pina
De leve! por Viviane Tavares
Outros Artigos:
Xadrez na empresa por Renato Carvalho
E a Bolívia? por Bruno Ribeiro
Sobrancelhas Perfeitas!! por Eli BBrandão

Viviane Tavares é pernambucana e apaixonada pela alquimia dos sabores, sou formada em gastronomia e confeiteira desde 2013 quando profissionalizei minha vocação desde menina. Encantar pessoas oferecendo diferentes experiências gastronômicas sempre foi uma diversão minha e neste espaço venho passar algumas dessas experiências.
facebook.com/VivianeTavaresPaesECakes