O macio e o flexível prevalecerão

Os órgãos na visão da Medicina Chinesa, além das funções físicas, apresentam funções psíquicas e emocionais, pois somos seres integrados em todos os aspectos, como comentei no texto anterior.

O Fígado auxilia na digestão através da secreção da bile, armazena alguns minerais como ferro e cobre, ajuda a desintoxicar o organismo, nutre os tendões e unhas, etc.

Na visão da Medicina Chinesa o Fígado é responsável pelas projeções da mente, tanto para o passado como para o futuro e pelo direcionamento do fluxo de energia (denominado pelos chineses de Qi) para todo o organismo.

Cada órgão e víscera se relacionam a um elemento da natureza e uma estação climática. No caso do Fígado, está relacionado ao elemento madeira, que possui a força e a determinação do crescimento, da criatividade, da expansão e fluidez da vida. A estação é da primavera que rege o impulso da vida e início de novos ciclos. Quando a energia (Qi) do Fígado está equilibrada a pessoa é bondosa, flexível, criativa, determinada, inspirada pela aventura, pelo sentido de descobrir e explorar novos horizontes, tem visão estratégica, poder de planejamento, de ação e de realização.

A pessoa que está sempre ansiosa, raivosa, impaciente, hostil, agressiva, inflexível, magoada e frustrada, altera o fluxo energético do fígado sobrecarregando suas funções. Obviamente que estas emoções em algum momento da vida serão vivenciadas por todos nós, como por exemplo discutir com o colega de trabalho ou algum familiar, mas se forem intensas e constantes podem causar: enxaquecas, visão turva, labirintite, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, contratura muscular, torcicolo, tendinite, artrite, artrose, constipação, insônia, sono agitado e, em casos mais graves, AVC, fibromialgia, cirrose, surtos de fúria e estado alterado de consciência.

1 olhar

foto: Cris Ganime

Existe uma reflexão chinesa do bambu que diz: "Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, pois seu o crescimento é subterrâneo. Uma complexa estrutura de raiz está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros. Terá raízes fortes e será flexível diante do vento e da tempestade”.

Devemos ser como bambu chinês: perseverantes, pacientes e flexíveis. Ainda somos imediatistas, desejando o retorno fácil. Esquecemos que todas as grandes e valiosas conquistas demandam tempo, perseverança, flexibilidade e paciência. A perseverança é um dos combustíveis da vida e a flexibilidade e a paciência nos mostram outros ângulos. A rigidez bloqueia o fluxo da vida e não permite que seja leve e natural.

Algumas dicas para manter o Fígado saudável e, consequentemente, as emoções a ele relacionadas:

- Evite o consumo excessivo de álcool, café, doces, farinha branca, gorduras em geral, embutidos, enlatados;

- Não pule refeições e não coma se estiver ansioso e/ou frustrado;

- Alguns alimentos (orgânicos se possível) auxiliam as funções do fígado: abacate, pêssego, gergelim preto, semente de girassol, uva, rúcula, couve, aspargo e chá de boldo;

- Tenha um hobby;

- Elimine vícios (álcool, cigarro e outras drogas);

- Faça atividades que estimulem a criatividade;

- Se possível faça pequenos trabalhos voluntários;

- Medite mesmo que nunca tenha tentado pois o simples fato de sentar, prestar atenção na respiração acalma a mente;

- Durma cedo (até as 23hs);