O macio e o flexível prevalecerão
Os órgãos na visão da Medicina Chinesa, além das funções físicas, apresentam funções psíquicas e emocionais, pois somos seres integrados em todos os aspectos, como comentei no texto anterior.
O Fígado auxilia na digestão através da secreção da bile, armazena alguns minerais como ferro e cobre, ajuda a desintoxicar o organismo, nutre os tendões e unhas, etc.
Na visão da Medicina Chinesa o Fígado é responsável pelas projeções da mente, tanto para o passado como para o futuro e pelo direcionamento do fluxo de energia (denominado pelos chineses de Qi) para todo o organismo.
Cada órgão e víscera se relacionam a um elemento da natureza e uma estação climática. No caso do Fígado, está relacionado ao elemento madeira, que possui a força e a determinação do crescimento, da criatividade, da expansão e fluidez da vida. A estação é da primavera que rege o impulso da vida e início de novos ciclos. Quando a energia (Qi) do Fígado está equilibrada a pessoa é bondosa, flexível, criativa, determinada, inspirada pela aventura, pelo sentido de descobrir e explorar novos horizontes, tem visão estratégica, poder de planejamento, de ação e de realização.
A pessoa que está sempre ansiosa, raivosa, impaciente, hostil, agressiva, inflexível, magoada e frustrada, altera o fluxo energético do fígado sobrecarregando suas funções. Obviamente que estas emoções em algum momento da vida serão vivenciadas por todos nós, como por exemplo discutir com o colega de trabalho ou algum familiar, mas se forem intensas e constantes podem causar: enxaquecas, visão turva, labirintite, alterações no ciclo menstrual, tensão pré-menstrual, contratura muscular, torcicolo, tendinite, artrite, artrose, constipação, insônia, sono agitado e, em casos mais graves, AVC, fibromialgia, cirrose, surtos de fúria e estado alterado de consciência.

foto: Cris Ganime
Existe uma reflexão chinesa do bambu que diz: "Depois de plantada a semente do bambu chinês, não se vê nada por aproximadamente 5 anos, pois seu o crescimento é subterrâneo. Uma complexa estrutura de raiz está sendo construída. Então, ao final do 5º ano, o bambu chinês cresce até atingir a altura de 25 metros. Terá raízes fortes e será flexível diante do vento e da tempestade”.
Devemos ser como bambu chinês: perseverantes, pacientes e flexíveis. Ainda somos imediatistas, desejando o retorno fácil. Esquecemos que todas as grandes e valiosas conquistas demandam tempo, perseverança, flexibilidade e paciência. A perseverança é um dos combustíveis da vida e a flexibilidade e a paciência nos mostram outros ângulos. A rigidez bloqueia o fluxo da vida e não permite que seja leve e natural.
Algumas dicas para manter o Fígado saudável e, consequentemente, as emoções a ele relacionadas:
- Evite o consumo excessivo de álcool, café, doces, farinha branca, gorduras em geral, embutidos, enlatados;
- Não pule refeições e não coma se estiver ansioso e/ou frustrado;
- Alguns alimentos (orgânicos se possível) auxiliam as funções do fígado: abacate, pêssego, gergelim preto, semente de girassol, uva, rúcula, couve, aspargo e chá de boldo;
- Tenha um hobby;
- Elimine vícios (álcool, cigarro e outras drogas);
- Faça atividades que estimulem a criatividade;
- Se possível faça pequenos trabalhos voluntários;
- Medite mesmo que nunca tenha tentado pois o simples fato de sentar, prestar atenção na respiração acalma a mente;
- Durma cedo (até as 23hs);
- Caminhe ao ar livre;
- Não trabalhe nos finais de semana,tenha tempo para você e para a sua família;
- Reveja seus projetos e prazos;
- Não seja tão crítico e intolerante consigo e com outros; e
- Acima de tudo, tenha paciência e amor por você.
“O duro e o rígido quebrarão, o macio e o flexível prevalecerão” (Lao Tzé)
Bjs e até mais.
Próximo assunto a ser abordado: Vesícula Biliar e a Coragem.
Leia Mais
Artigos Relacionados:
- Candidíase Vaginal por Dr. Arthur Bastos
- Gastroenterite aguda por Julia Monassa Fioretti
- 5 dicas para você perceber que está próximo de se tornar vegetariano por Sandra Zatz
Outros Artigos:
- Dia a dia de uma mãe frenética por Andrea Domingues
- Por que não sei dizer NÃO? por Cris Ganime
- Estatais: Elefantes Sedentários? por Paulo Buchsbaum

Sol Medêiros
Sou paulista e desde sempre tive curiosidade e interesse sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento e conhecimento do ser humano, porém me formei em Turismo onde trabalhei por 20 anos, até que em 2008 larguei tudo e me abri para os estudos das terapias integrativas com foco na milenar Medicina Chinesa e sou apaixonada pelo que faço. Além disso amo ensinar, escrever e compartilhar meus conhecimentos e vivências com as pessoas para que tenham uma vida mais leve, saudável e descontraída.
“Coloque silêncio nos seus sentidos, nos seus pensamentos e nos seus desejos e assim escutará a sua verdade interior “ Malebranche (1638-1715)
Tags: