Dia a dia

Agora todo mundo está de volta à rotina! 2017 começou pra valer e é hora de rever os objetivos que traçamos no Ano Novo. Para quem planejou uma rotina mais saudável é tempo de abrir mão dos alimentos processados e começar a fazer tudo mais fresquinho.

A gente sabe que nessa vida corrida é difícil fazer alimentos mais demorados, por isso sugiro que você faça sempre uma quantidade maior do alimento e congele, mas é importante porcionar, assim você pré define o quanto vai comer.

Se você come fora de casa, é só fazer uma saladinha um dia antes e levar junto com o congelado para o trabalho, assim sempre tem algo fresco para comer.

A receita de hoje é nutritiva, sem conservantes e ótima para café da manhã e lanches, e até um pequeno almoço dependendo do recheio. O pão de aveia contém fibras que ajudam a manter a sensação de saciedade e melhoram o trato digestivo.

1 olhar pão de aveia

Foto: arquivo pessoal

Pão de aveia

Ingredientes:

- 500g de farinha de trigo integral

- 250g de farinha de trigo

- 125g de aveia fina

- 125g de aveia em flocos

- 4 colheres de sopa de óleo

- 10g de fermento biológico seco (um saquinho)

- 1 colher de sobremesa de sal

- 3 xícaras de chá de água

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes num bowl, menos a água. Vá acrescentando a água aos poucos até unir. Sove a massa (se você fizer na batedeira, é só usar o acessório gancho para massas pesadas e sovar nela mesmo). Deixar descansar por 30 min e depois modelar (eu faço em formas de bolo inglês). Deixe descansar novamente até dobrar de volume, asse em forno pré aquecido a 200°C. Se for fazer na máquina de pão, faça só metade da receita, coloque tudo (começando pelos líquidos e finalizando com o fermento) e programe.

*O pão fica ótimo com recheios de queijos light e patês. Faço sempre recheio de frango com requeijão, pois fica cremoso e menos calórico (não recomendo maionese para consumo demorado). Para um pequeno almoço, recheio de salada com fatias de frango ou rosbife é suficiente.

LEIA TAMBÉM