O espírito da coragem e a sábia tomadora de decisão.

10.02.2017

O texto de hoje é sobre tomadas de decisões e o espírito da coragem que estão relacionados à Vesícula Biliar.

 

A vesícula biliar é uma víscera em forma de saco, localizada abaixo do fígado. Uma das suas funções é armazenar a bile produzida pelo fígado que a mantém pronta para excretar durante a digestão e favorecer o movimento dos intestinos além de absorver os nutrientes e as gorduras.

 

Assim como o Fígado, descrito no texto anterior, a Vesícula Biliar também se relaciona com o elemento madeira e a estação climática da primavera, pois estes dois órgãos trabalham harmoniosamente integrados.

 

Segundo a Medicina Chinesa, a Vesícula Biliar, além de estocar a bile, tem grande influência nas nossas emoções. É responsável pelas tomadas de decisões, iniciativa e pelo espírito da coragem. É chamada pelos chineses de “Sábia Tomadora de Decisão”. Saber quando armazenar e quando liberar a bile é uma das decisões mais importantes governadas por esta víscera.

 

Quando a Vesícula Biliar está com o seu fluxo de energia (Qi) equilibrado, sabemos agir com coragem e com confiança e certos da decisão tomada. Sabemos esperar pacientemente e quando recuar de forma graciosa. Os desafios são abordados com flexibilidade, perseverança e persuasão pois sabemos do nosso potencial para atingir os objetivos.

 

Quando o fluxo de energia (Qi) se estagna provocando lentidão no funcionamento da Vesícula ficamos indecisos, lentos no agir e no pensar, sem iniciativa e sem planejamento. No excesso, tomamos decisões precipitadas e impulsivas e ficamos inflexíveis. Não aceitamos conselhos dos outros porque nos consideramos autossuficientes. Agindo assim o fardo pesa e cresce até que a estrutura das coisas envergue e quebre como a madeira, elemento na qual a víscera pertence. Seguir adiante com teimosia e de maneira precipitada em determinados momentos só gera frustração e ansiedade.

 

Para algumas pessoas a ansiedade e a impulsividade são tão intensas que quando estão com alguma patologia e procuram um especialista, se recusam a tomar qualquer medicamento ou fazer repouso pois são rudes consigo mesma e não aceitam as recomendações prescritas porque querem que tudo se resolva o mais rápido possível e do seu jeito.

 

Além disso, a frustração e a impulsividade quando são crônicas alteram o fluxo de energia (Qi) da víscera e podem formar os cálculos biliares. É como se estes sentimentos e emoções se petrificassem e, como resultado, as famosas e temidas pedras.

 

Quem passa por processo cirúrgico de retirada da Vesícula Biliar, ao longo da vida, ficará mais letárgico, depressivo, passivo, intolerante, indeciso, medroso e qualquer adversidade, por mais simples que seja, se tornará um dramalhão. Os sentimentos de depressão e de desesperança vão se apoderando do corpo, da mente, das emoções e do espírito e sem assistência e orientação adequada as causas do sofrimento se intensificarão.

 

As terapias alternativas como acupuntura, florais, fitoterapia, alimentação apropriada e mudança no estilo de vida é possível equilibrar as funções da Vesícula e em determinados casos de cálculos biliares é possível evitar a cirurgia.

 

Algumas dicas para manter a Vesícula saudável e, consequentemente,

as emoções a ela relacionadas:

 

- Evite o consumo excessivo de álcool, refrigerante, café, chocolate, embutidos, enlatados e principalmente alimentos muito gordurosos e os derivados de leite, pois sobrecarregam a digestão e com isso a Vesícula tem que trabalhar mais para liberar mais bile e queimar as moléculas de gordura. De vez em quando não faz mal a ninguém comer pizza e tomar

um vinho com a família e os amigos. Só não vale abuser.

 

- Consuma alimentos como: mamão, alcachofra, brócolis, limão, uva, tomate, damasco, brotos de feijão e berinjela.

 

- Pratique atividade física que você goste pois é fundamental para o fluxo de energia circular livremente pelo organismo.

 

- Não tome decisões ou aja quando estiver com raiva ou por impulsividade, porque a chance de você se frustrar ou se arrepender é grande.

 

- Respire e medite antes para ter clareza de suas decisões para então agir com coragem.

Quer dizer agindo desta forma você nunca vai errar nas suas decisões? Vai sim, mas a probabilidade é menor.

 

Isso vale para grandes decisões como mudar de emprego, cidade, pais, ter filhos, sair de um relacionamento, mas também para pequenas coisas corriqueiras como qual roupa vestir, o que comer, que caminho fazer para ir ao trabalho e até o que pensar e o que sentir, pois tudo passa pela Vesícula Biliar, a Sábia Tomadora de Decisão.

 

Um beijo e até a próxima.

 

Leia Mais

Outros Artigos:

 

- O macio e o flexível prevalecerão por Sol Medeiros

Como emoções afetam a saúde segundo a Medicina Chinesa por Sol Medeiros

- Individualismo, individualidade e individuação – diferenças que fazem toda a diferença por Yedda Macdonald

- Traduzir-se – uma homenagem a Ferreira Gullar e à incoerência do existir por Yedda Macdonald

 

Sol Medêiros

Sou paulista e desde sempre tive curiosidade e interesse sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento e conhecimento do ser humano, porém me formei em Turismo onde trabalhei por 20 anos, até que em 2008 larguei tudo e me abri para os estudos das terapias integrativas com foco na milenar Medicina Chinesa e sou apaixonada pelo que faço. Além disso amo ensinar, escrever e compartilhar meus conhecimentos e vivências com as pessoas para que tenham uma vida mais leve, saudável e descontraída.

www.solmedeiros.com.br

 

“Coloque silêncio nos seus sentidos, nos seus pensamentos e nos seus desejos e assim escutará a sua verdade interior “ Malebranche (1638-1715)

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato