Crítica do livro Um Mais Um de Jojo Moyes

12.02.2017

Gosto dos livros de Jojo Moyes, porque eles falam sobre a vida cotidiana. Depois de literalmente apanhar para ler a biografia do Padre Fábio de Melo era tudo que eu precisava: uma história comum, mas com um pouco de romance e com pessoas às vezes não tão comuns assim, mas vivendo situações que podem ou não acontecer com qualquer ser humano. Enfim... uma leitura leve, engraçada, emocionante e bastante previsível, mas que me prendeu como leitora a ponto de nem sentir o tempo passar!

 

Mas vamos ao conteúdo do livro, que é o que mais importa aqui...Essa é uma clássica história romântica onde os opostos se atraem: uma mulher jovem, forte e otimista (Jess) que tenta sustentar sozinha a filha e o enteado trabalhando em dois empregos desde que o marido os deixou e um jovem nerd, milionário do ramo da tecnologia (Ed) cuja vida está desmoronando por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa.

 

 

 

foto: arquivo pessoal 

 

Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com Nicky, um adolescente gótico, mal-humorado e solitário que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, que é uma menininha considerada um gênio da matemática, tem outro problema: acabou de receber uma bolsa de estudos parcial em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença da mensalidade, o uniforme e o material escolar exigido. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas o problema é como eles farão para chegar lá...

 

Já Ed sai de Londres e se refugia em sua casa de praia do lugarejo onde Jess vive e é faxineira, e o óbvio de uma história romântica acontece: os dois têm o que se pode chamar de “ódio à primeira vista” ao se encontrarem!

 

Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente — Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem onde acontece de tudo, de enjoos, comida ruim e engarrafamentos até o surgimento de um amor, que poderá dar certo ou não: só quem ler o livro é que vai saber!!!

 

Eis aqui o que eu chamo de “leitura bobinha”, mas que é uma delicia quando bem escrita, com uma dose de humor e emoção equilibrada e onde nem percebemos a previsibilidade do enredo!

 

LEIA MAIS

Outros livros recomendados:

 

-  Os Cães nunca deixam de amar de Teresa J. Rhyne recomendado por Maria Claudia

-  O Tempo entre Costuras de María Dueñas  recomendado por Maria Claudia

-  Destino La Templanza de María Dueñas recomendado por Maria Claudia

-  A Maleta da Sra. Sinclair de Louise Walters  recomendado por Maria Claudia

-  A Lógica do Cisne Negro de Nassim Nicholas Taleb recomendado por Paulo Gustavo Ganime

- A livraria dos finais felizes de Katarina Bivald recomendado por Maria Claudia

 

Maria Cláudia de Macedo Miranda Marandino

 

Resendense de nascimento e carioca desde os meus três anos, sou professora (aposentada) especializada em alfabetização e pré-escolar. Amo ler pelo simples prazer de ler! Não sou especialista em literatura mas vou colaborar no 1 Olhar com o resumo que faço de cada um dos muitos livros que leio na esperança de despertar o leitor que sei que vive dentro de cada um de nós: todos somos leitores, basta que o livro certo nos encontre!

 

 

  

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato