Preparando carinho


Reunir a família toda nem sempre é fácil. O Natal, com certeza, é a data mais provável pra que isso aconteça, mas na minha família o carnaval também é motivo de reunião. Sempre passamos o feriado em uma casa de praia e somos tantos que já viramos bloco de carnaval!

Estarmos reunidos serve para estreitar os laços, matarmos a saudade, brigarmos pelas várias toalhas espalhadas e comermos como se não houvesse amanhã.

Eu, como sempre, estou envolvida na parte comestível do evento. Sempre temos bolos, muitos, vários tipos – agora incluindo sem glúten e sem lactose para todos apreciarem e se sentirem lembrados.

A receita de hoje é perfeita pra esses momentos de reunião, pra todos degustarem juntos. Vai bem com requeijão, pastinhas ou só um azeite temperado. Uma focaccia bem fofinha e

quentinha!

Focaccia

Ingredientes:

- 1kg de farinha de trigo

- 40g de açúcar

- 300g de leite

- 300g de água

- 20g de fermento biológico seco

- 20g de sal

- 100g de manteiga ou margarina

- Sal grosso, alecrim azeite a gosto

Modo de preparo:

Colocar tudo num bowl e misturar. Sovar a massa por 10 min e deixar descansar em um recipiente untado com azeite por 20 mim. Modelar a massa em duas travessas pequenas ou em uma grande, de preferência antiaderente, colocar o alecrim por cima e apertar com a ponta dos dedos fazendo uns buracos e firmando as folhas do alecrim, jogar por cima o sal e o azeite (bem generoso). Deixar crescer até dobrar o volume e assar em forno pré aquecido a 200°C ate dourar.

LEIA TAMBÉM

Outras receitas da Viviane:

- Entretendo crianças na cozinha