Conhecendo outras culturas

02.03.2017

 

Um jeito muito interessante de passear por outras culturas é conhecendo seus costumes alimentares. Cada alimento traz não só os sabores do lugar, como sua identidade. Comer aproxima mundos apenas pelo fato de podermos identificar no alimento a cultura típica e rica dos lugares.

 

A receita de hoje é alfajor, receita da Argentina. O alfajor é um biscoito recheado, mas mais do que isso, é um biscoito feito com amido e recheado com um dos melhores doce de leite do mundo (classificado por mim mesma! Haha), que tem uma tradição no modo de preparo e um sabor só encontrado por lá.

 

Sou apaixonada por biscoitos e os alfajores têm um sabor esplêndido! Vamos juntos conhecer essa nova cultura?

 

ALFAJORES

 

Ingredientes:

 

Para massa:

 

- 50 g de manteiga

- 75 g de açúcar refinado

- 50 g de amido de milho

- 175 g de farinha de trigo

- 15 g de fermento em pó

- 3 gemas de ovos

 

Para o recheio:

 

- 150 g de doce de leite

- 50 g de coco ralado

- 200 g de chocolate meio amargo

 

 

Modo de preparo:

 

Prepare a massa na batedeira. Coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar e bata em velocidade média até obter um creme fofo e areado. Junte sempre batendo a gema uma a uma. Peneire junto à farinha, a maisena e o fermento em pó. Junte os ingredientes secos à massa da batedeira e trabalhe com as mãos até obter uma massa lisa. Deixe descansar por 20 min. Com o rolo, abra a massa em uma superfície enfarinhada para deixá-la com 0,5 cm de espessura. Com aros redondos de 8 cm de diâmetro, corte a massa em círculos. Forre uma assadeira, com papel manteiga, untado com manteiga e coloque os discos da massa. Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 15 min, tomando cuidado para não deixar dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Quando os discos estiverem completamente frios, espalhe o doce de leite do lado que ficou para baixo da assadeira, cubra com outro disco, unido os dois. Derreta o chocolate em banho-maria e depois cubra os biscoitos já recheados com o doce de leite. Ou faça-os sem chocolate, colocando coco ralado em um prato raso e rolando as laterais sobre o coco para que grude no doce de leite do recheio.

 

*Receita retirada da matéria Cozinha das Américas, graduação em gastronomia UNINASSAU.

 

 

LEIA TAMBÉM

Outras receitas da Viviane:

 

- Preparando carinho

- Entretendo crianças na cozinha

- Dia a dia

- As maravilhas do coco

Elas ainda estão de férias!

De leve!

 

Outros Artigos:

 

Tranformando vidas através do Xadrez por Renato Carvalho

- Saúde e Bem Estar: Gravidez e pré-natal por Dr. Arthur Bastos

- Moda e Beleza: Co-Wash, uma experiência libertadora por Eli BBrandão

 

Viviane Tavares 

Pernambucana e apaixonada pela alquimia dos sabores, sou formada em gastronomia e confeiteira desde 2013 quando profissionalizei minha vocação desde menina. Encantar pessoas oferecendo diferentes experiências gastronômicas sempre foi uma diversão minha e neste espaço venho passar algumas dessas experiências. 

facebook.com/VivianeTavaresPaesECakes

instagram.com/paesecakes/

 

 

 

 

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato