Pirando no grão-de-bico!

21.03.2017

Além de ser amante assumida do grão-de-bico, percebi que a maioria das pessoas ainda não tem costume e nem conhecimento sobre suas potencialidades, uma vez que o foco de consumo é o feijão, seu parente mais próximo. Porém, essa leguminosa apresenta grandes benefícios à saúde devido à sua composição nutricional. O grão-de-bico é fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras, rico em ômega 3, ômega 6 e com quantidade maior de ferro que o feijão. Além disso, o grão-de- bico aumenta a sensação de bem estar do indivíduo e é uma ótima fonte de energia. Caso você também seja um amante desse grão, pergunte a seu nutricionista como você poderá encaixar na sua dieta. Tenho certeza de que não irá se arrepender!

 

Dito isso, vamos as preparações que realizei com esse grão delícia. Para começar, fiquei mais pobre com certeza, porque um pacote de 500g de grão-de- bico no mercado, está caríssimo...enfim...

 

Deixei os grãos de molho em água filtrada de um dia para o outro e descartei essa água. No dia seguinte, coloquei em uma panela de pressão coberto por água filtrada e, depois de pegar pressão, cozinhei por 15-20 minutinhos para que o grão fique al dente e não desmanchando. Não jogue essa água fora, ela pode servir para outras preparações!!! #ficaadica. Ué, mas você não tira aquela “pelinha” que fica saindo do grão? NÃO MESMO! Observava a minha avó demorando um dia todo pra fazer grão-de-bico porque ficava sentada na frente da televisão tirando essa “pelinha” uma a uma! #gsus. Apesar de muitas receitas indicarem para retirar, fui procurar saber qual a real necessidade disso e descobri que NENHUMA #quebrandovelhoshabitos. Continuando... Separei os grãos em três porções no “olhômetro” mesmo e decidi testar três receitinhas super rápidas, deliciosas e mais uma vez, veganas:

 

 

  • Saladinha fria – misture os grãos + cenoura e beterraba raladas + manjericão + sal + pimenta-do- reino + azeite. Pode ser levado na marmita sem a preocupação de esquentar.

  • Assado com especiarias – misture os grãos + pimenta-do- reino em pó + cominho em pó + canela em pó + páprica doce + sal em uma assadeira e leve ao forno a 200ºC por uns 40 minutos, virando e chacoalhando na metade do tempo para não grudar e não queimar. Sirva como petisco saudável no final de semana vendo um filminho ou para amigos, vai inovar e fazer sucesso.

  • Homus – processe os grãos + suco de limão + dente de alho + pasta de gergilim (tahine) + pimenta-do- reino + sal + azeite + água do cozimento para obter uma pastê grosso. Sirva como acompanhamento nas refeições diárias ou em uma social com os amigos junto ao pão árabe, também fará sucesso.

 

Essas três receitinhas são super fáceis, práticas e saudáveis, e ainda, são diferentes, pois nem todo mundo tem o costume de comer grão-de- bico. Além disso, são versáteis, uma vez que você pode brincar com a combinação de temperos ao seu gosto. Outro ponto positivo é o aproveitamento quase total do alimento, uma vez que a água do cozimento desse grão pode ser usada para diversas outras receitas, como por exemplo, colocar em uma receita de bolos e biscoitos, usar para esquentar alguma preparação no fogo ao invés de utilizar água pura, fazer suspiros veganos (sim, suspiros veganos), e por ai vai... Dependendo da sua criatividade e curiosidade. Mais uma vez, cozinha é criação! Use sem regras! 

 

Até a próxima!

Beijos!

Nath

LEIA MAIS

Artigos relacionados:  

 

- Torta salgada de liquidificador: um clássico por Viviane Tavares

- Receita saudável e prática? Temos! por Viviane Tavares

- Veganos são chatos, mas conseguem produzir delícias, sem sofrimento e morte de animais por Sandra Zatz

 

Outros artigos:

 

- Por que não sei dizer NÃO? por Cris Ganime

- Dia a dia de uma mãe frenética por Andrea Domingues

- Maldivas para aventureiros por Nanda Haensel

 

 

Sou Nathália Motta, filha única, carioca e tenho 31 anos. Sou formada em Ciência Biológicas na Faculdade Souza Marques, cursei mestrado e doutorado na Fiocruz e, atualmente, estou cursando Nutrição na Universidade Veiga de Almeida. Sempre pratiquei algum tipo de esporte ou dança, nunca fui sedentária.

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato