O que vai ser pra comer?

20.05.2017

 

 

Toda reunião de família, lá em casa, a primeira pergunta é “o que vai ser pra comer?”, SEMPRE, somos movidos a isso! Geralmente, as comidas são as mesmas o que varia é a periodicidade rs. Cachorro quente, salgadinho, frango com requeijão, pizza, empadinhas, sandubas e, ainda, 948739 tipos de doces diferentes. Dessa vez resolvemos fazer algo diferente e as “manda chuva” da família aceitaram!! #graçasadeus.

 

Show! Vamos comprar vários pães diferentes de uma padaria famosa no bairro que eu moro – Méier (“Mé” para os íntimos e debochados rs) e fazemos pastinhas para acompanhar. Ainda feliz, alguém solta, “pastinha de atum com maionese”. Oi!? MAIONESE!? Felicidade indo embora... Pelamorrrrr, chega disso, vamos modificar essa base não só para reduzir calorias desnecessáias mas também para mudar o gosto. Ok? Deixa que eu faço então! Quais sabores??? Três horas depois, algumas patadas e anotações quilométricas, o básico foi decidido: queijo (gordos, mas ok), atum (perdi nesse), tomate seco e berinjela (super ganhei nesses).

 

Lá fui eu pensar nas receitas das pastinhas e nos tipos dos pães, para diferenciar o sabor e minimizar os danos ao corpitcho. De cara descartei a maionese! Claro, vamos mudar os hábitos! Substituí pelo creme de ricota (mas não avisei), que é extremamente versátil, tem sabor suave, dá textura e, ainda, é benéfico para saúde com um alto teor de proteína e baixo teor de gordura. Lembrando que não sou contra a maionese e também nem todo creme de ricota é tão interessante assim, portanto, saiba escolher e leia o rótulo!!! #ficaadica.

 

Seguem as receitinhas que ficaram super práticas e deliciosas:

 

Pastinha de queijo 1:

 

100g de creme de ricota light + 100g de queijo provolone + pimenta rosa Como fazer: 

Misture tudo em um processador de alimentos

 

Pastinha de queijo 2:

100g de creme de ricota light + 100g de queijo parmesão + tomilho seco Como fazer: Misture tudo em um processador de alimentos

 

 Pastinha de atum:

100g de creme de ricota light + 1 lata de atum ao natural + sal + pimenta +

salsinha fresca Como fazer: Misture tudo em um processador de alimentos

 

 Pastinha de tomate seco:

100g de creme de ricota light + 100g de tomate seco + manjericão fresco Como fazer: 

Misture tudo em um processador de alimentos

 

 Pastinha de berinjela:

1 berinjela grande + 1 pimentão vermelho + 1 pimentão amarelo + sal + pimenta +

suco de 1 limão + 1 alho Como fazer: Leve a berinjela e os pimentões direto ao fogo. Corte e misture tudo em um processador de alimentos. Como eu tinha falado, não avisei sobre a troca da maionese pelo creme de ricota!

 

Lógico! Esperei todo mundo comer e fui observando as reações. No final, TODOS elogiaram e disseram que estavam super saborosas e suaves. Até quiseram saber a receita e, claro, meu lado “raquel” AMOU ver que, quando revelei o terrível ingrediente saudável e chato no estilo Bela Gil (#amoabelagil), ficaram “com cara de tacho” hahahahaha. Fica a dica para os preconceituosos de plantão!

 

Isso é um ótimo exercício para quebrar antigos hábitos, ainda mais na cozinha, que reflete muito na nossa saúde. E olha que a substituição foi super tranquila, poderia ter sido uma

biomassa com tofu #amomuitotambém.

 

É isso, saiam da zona de conforto, inventem combinações esquisitas e surpreendam-se!

 

Até a próxima! 

 

Nath

LEIA MAIS

Artigos relacionados:  

 

- Torta salgada de liquidificador: um clássico por Viviane Tavares

- Receita saudável e prática? Temos! por Viviane Tavares

- Veganos são chatos, mas conseguem produzir delícias, sem sofrimento e morte de animais por Sandra Zatz

 

Outros artigos:

 

- Por que não sei dizer NÃO? por Cris Ganime

- Dia a dia de uma mãe frenética por Andrea Domingues

- Maldivas para aventureiros por Nanda Haensel

 

 

Sou Nathália Motta, filha única, carioca e tenho 31 anos. Sou formada em Ciência Biológicas na Faculdade Souza Marques, cursei mestrado e doutorado na Fiocruz e, atualmente, estou cursando Nutrição na Universidade Veiga de Almeida. Sempre pratiquei algum tipo de esporte ou dança, nunca fui sedentária.

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017- 2020

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon