Resenha do livro ELES SEMPRE ESTARÃO AO SEU LADO de Teresa J. Rhyne

10.06.2017

 

 

 

 

Já tinha lido o primeiro livro dessa autora (“Os cães nunca deixam de amar”) e gostei bastante da verdadeira história de Teresa e Seamus. Só lembrando um pouquinho dele... é aquele onde ela nos conta de uma maneira bem leve e às vezes até engraçada sobre a sua luta e de Seamus, seu beagle de estimação, contra o câncer e como ambos superaram a batalha contra essa terrível e temida doença.

 

Esse livro de agora começa exatamente nos mostrando como Teresa e Seamus estão levando a vida após vencerem - os dois - a luta contra o câncer. Só que Seamus desenvolve outro câncer, dessa vez no globo ocular, e Teresa embarca em uma intensa jornada de mudanças e experimentos para dar um estilo de vida mais saudável para sua família. Nessa busca por essa vida mais saudável e longe dos consultórios médicos, ela começa a flertar com a ideia vegana e a testar novos sabores. Então a autora, nesse segundo livro, além de contar suas “aventuras caninas” também nos traz muitas explicações sobre o universo vegano. Nesse universo achei interessante a explicação sobre o fato de muitas pessoas acharem que o vegetariano é vegano e aí ela vai nos mostrar a diferença: o vegano não se limita apenas a não comer carne, na verdade ele não utiliza nada que venha de um animal, ou seja, pesquisa produtos de limpeza, higiene pessoal, maquiagem e até roupas que não tenham sido produzidas através de sofrimento ou que usem substância animal.

 

Voltando à história em si... Então, apesar de todos os esforços, dessa vez quem vence é a doença e Seamus morre. Teresa e Chris (seu namorado) ficam desolados, mas decididos que devem dar um tempo antes de adotar outro cãozinho. E que seja um beagle, é claro!  Aliás, pensavam em dois cãezinhos dessa vez, sendo que um deles teria que ser do projeto “liberdade para os beagles”, uma ONG que libertava os cães dessa raça de laboratórios em que eram usados para testes de vários produtos.

 

Mas um dia, quando Teresa entra em sua página no facebook, se depara com a postagem de uma de suas amigas da causa animal onde constava a foto de uma linda beagle que estaria para adoção responsável. Mesmo achando que ainda era um pouco cedo para ter um novo cachorro em casa, Daphne conquista o coração dela e de Chris e eles decidem dar um "lar temporário" para ela até que seja adotada. Porém, todo amor, carinho e charme de Daphne fazem com que ela de "temporária" acabe sendo adotada definitivamente como a mais nova integrante da família.

 

Não muito tempo depois eles se deparam com outro beagle que precisa de ajuda –foi resgatado de testes com animais – e virar as costas para ele parece impossível depois de toda a crueldade que descobrem. E assim Percival aparece e entra em suas vidas também! A família agora está completa: Teresa, Chris e seu dois beagles, Daphne e Percival!

 

Esta é outra linda história real de amor entre seres humanos e cachorros onde as aventuras de Daphne e Percival por vezes são bastante engraçadas. Mas apesar disso, dessa vez não achei a leitura tão leve como foi no primeiro livro. É que nessa busca para entrar no universo vegano Teresa descobre e nos descreve situações reais horrorosas, tristes, desumanas, na maioria das vezes bastante cruéis com diversos tipos de animais. Com tudo isso o comportamento dela fica um tanto obsessivo, e é esse comportamento que vai contribuir para tornar o clima da narrativa ainda mais pesado e sombrio em certos momentos, pois ela, como boa escritora que é, consegue nos passar com muita clareza toda a sua revolta e principalmente a sua dor com o que vai descobrindo...

 

Realmente a vida não é feita só de alegrias, boas recordações, belezas e coisas engraçadas: na verdade certas realidades são tão duras que até apenas ler sobre elas nos faz mal e aqui essa realidade nos trouxe um livro forte, denso, melancólico e muito, mas muito mesmo, doloroso! E às vezes não é isso o que estamos esperando de uma história... Pelo menos eu não estava esperando, achava que essa seria uma leitura triste, mas não contava que fosse tão amarga e cruel. Só posso dizer que, apesar desse clima muitas vezes de uma dureza terrível, foi um livro que deu para ler: não foi muito prazeroso em vários momentos, mas as passagens de puro amor e alegria dessa família meio que atípica me comoveram e, além disso, consegui ter uma ideia sobre o mundo vegano que não conhecia (que entendi, mas continua não sendo o meu: esse é um assunto para ser pensado e debatido em outro espaço - aqui tento apenas comentar os livros que leio!).

 

Para finalizar o livro traz nas últimas páginas uma lista de sites, produtos e informações sobre o veganismo e como encontrar produtos livres de crueldade animal para quem quiser saber mais sobre esse tema...

                     

 


 

LEIA MAIS

Outros livros recomendados:

 

-  Análise do livro NINFEIAS NEGRAS de Michel Bussi por Maria Claudia

-  Crítica do livro Um Mais Um de Jojo Moyes por Maria Claudia

-  Os Cães nunca deixam de amar de Teresa J. Rhyne recomendado por Maria Claudia

-  O Tempo entre Costuras de María Dueñas  recomendado por Maria Claudia

-  Destino La Templanza de María Dueñas recomendado por Maria Claudia

-  A Maleta da Sra. Sinclair de Louise Walters  recomendado por Maria Claudia

-  A Lógica do Cisne Negro de Nassim Nicholas Taleb recomendado por Paulo Gustavo Ganime

- A livraria dos finais felizes de Katarina Bivald recomendado por Maria Claudia

- O Amante Japonês de Isabel Allende recomendado por Maria Claudia

 

Maria Cláudia de Macedo Miranda Marandino

 

Resendense de nascimento e carioca desde os meus três anos, sou professora (aposentada) especializada em alfabetização e pré-escolar. Amo ler pelo simples prazer de ler! Não sou especialista em literatura mas vou colaborar no 1 olhar com o resumo que faço de cada um dos muitos livros que leio na esperança de despertar o leitor que sei que vive dentro de cada um de nós: todos somos leitores, basta que o livro certo nos encontre!

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato