Resenha do livro NOSSAS NOITES de Kent Haruf

17.06.2017

 

 

Um romance curto, terno e inteligente, uma história de amor nem um pouquinho convencional (ao contrário, é bem inusitada), sem final feliz, mas cheia de carinho, amizade, solidariedade e muitos outros sentimentos que vão retratar com delicadeza o envelhecimento, nos mostrando que os pequenos prazeres da vida existem em qualquer idade e que a velhice não precisa ser necessariamente solitária e dolorida...

 

Um dia, em Holt, no Colorado, Addie Moore vai até a casa de seu vizinho Louis Waters, que mora a um quarteirão de distância e que, como ela, é um septuagenário velho, viúvo e solitário. Propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da noite em sua casa para que eles possam ter alguém com quem conversar antes de dormir. Apenas isso, dormir. Embora morem na mesma rua há décadas e saberem um bocado sobre a vida um do outro, não existe intimidade suficiente para que se possam dizer amigos e essa proposta o surpreende, acha tudo muito estranho, mas... aceita. Não há nada a perder!

 

E assim começa uma nova rotina: quando escurece, Louis vai à casa da vizinha, tira e dobra suas roupas e veste o pijama. Eles escovam os dentes, deitam-se e conversam até adormecer. Com isso vai surgindo uma grande amizade, as noites começam a parecer menos tristonhas, os diálogos vão ficando cada vez mais naturais, as histórias, as experiências, os medos e as frustrações vão aos poucos sendo divididas com mais espontaneidade. Aí acontece aquilo que poderíamos chamar de uma espécie de “felicidade cautelosa” como li em algum lugar. E tudo isso é narrado numa prosa delicada, num ritmo cadenciado, suave, lento sem ser monótono, enfim super gostosa de ler!

 

Mas os vizinhos, no entanto, estranham e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação ímpar talvez não seja tão simples quanto parecia. Mas mesmo assim continuam nessa rotina, em alguns momentos com a presença do neto de Addie e uma cadelinha resgatada de um abrigo e também com o apoio de uma vizinha amiga dela de 82 anos. E onde antes havia duas pessoas solitárias e desmotivadas passam a existir duas pessoas que se querem bem, com respeito e amizade.

 

É um livro simples, contando uma história terna e cheia de carinho, não há muito mais a dizer, não quero dar nenhum spoiler.

 

Li que “Nossas Noites” está sendo filmado com Jane Fonda e Robert Redford nos papéis principais. Tomara o filme consiga levar para as telas toda a ternura que essas 157 páginas do livro trouxeram para essa leitora aqui que literalmente as devorou em apenas uma tarde!

 

 


 

LEIA MAIS

Outros livros recomendados:

 

-  Análise do livro NINFEIAS NEGRAS de Michel Bussi por Maria Claudia

-  Crítica do livro Um Mais Um de Jojo Moyes por Maria Claudia

-  Os Cães nunca deixam de amar de Teresa J. Rhyne recomendado por Maria Claudia

-  O Tempo entre Costuras de María Dueñas  recomendado por Maria Claudia

-  Destino La Templanza de María Dueñas recomendado por Maria Claudia

-  A Maleta da Sra. Sinclair de Louise Walters  recomendado por Maria Claudia

-  A Lógica do Cisne Negro de Nassim Nicholas Taleb recomendado por Paulo Gustavo Ganime

- A livraria dos finais felizes de Katarina Bivald recomendado por Maria Claudia

- O Amante Japonês de Isabel Allende recomendado por Maria Claudia

 

Maria Cláudia de Macedo Miranda Marandino

 

Resendense de nascimento e carioca desde os meus três anos, sou professora (aposentada) especializada em alfabetização e pré-escolar. Amo ler pelo simples prazer de ler! Não sou especialista em literatura mas vou colaborar no 1 olhar com o resumo que faço de cada um dos muitos livros que leio na esperança de despertar o leitor que sei que vive dentro de cada um de nós: todos somos leitores, basta que o livro certo nos encontre!

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato