Resenha do livro IRMÃ DA SOMBRA – Livro 3 da série AS SETE IRMÃS – LUCINDA RILEY

24.06.2017

 

 

Nesse volume da série AS SETE IRMÃS iremos conhecer a história de Asterope, mais conhecida como Estrela. Acostumada a viver sempre à sombra da irmã mais nova Ceci, as duas têm personalidades bem opostas: Estrela nunca foi muito de falar, e sempre seguiu a irmã em suas decisões em qualquer situação que fosse. Isso é algo que por muito tempo a impediu de crescer, de seguir seus sonhos e trilhar seu próprio caminho.

 

Mas depois do repentino falecimento de Pa Salt, o misterioso bilionário que deixou a cada uma das seis filhas adotivas uma pista sobre suas origens para que possam ir atrás de seus passados, se assim for do desejo de cada uma, parece que algo mudou dentro de Estrela: ela agora precisa de espaço para refletir e se encontrar, algo que certamente terá que fazer sozinha, Ceci não pode nem deve participar dessa vez. Estrela entende que é necessário buscar suas origens após receber uma pulseira com um pingente de um animal preto representando uma pantera, e também de abrir e entender o conteúdo da carta que seu pai deixa para ela, que, entre outras coisas, diz que deve procurar uma livraria bem minimalista e diferente localizada em Londres: Estrela a encontra e começa a trabalhar como assistente do dono dessa livraria, Orlando, um homem com costumes bem peculiares para a época atual, um britânico tradicional que respira livros 24h ao dia e vive da venda de obras excepcionais e raras. Como funcionária da livraria Estrela começa a conhecer mais sobre a família do patrão e sua ligação com Flora MacNichol, um nome encontrado nas pistas deixadas por seu pai e que pode vir a ter relação com sua família biológica e que, além de tudo, Orlando parece conhecer muito bem.

 

E assim ela vai descobrindo um pouco sobre Flora em seus antigos diários que estão na livraria, nas conversas com o patrão e com sua família. Alternando presente e passado, ou seja, a visão de Estrela e Flora, nós também vamos compreendendo o quanto o passado pode influenciar o presente/futuro. Falando assim nessa alternância de passado e presente, algumas pessoas que leram as resenhas anteriores poderão achar que esse livro é muito parecido com os volumes anteriores. Mas é aí que entra a genialidade da autora: Lucinda Riley nos faz viajar de uma maneira tão natural entre a história dessas duas mulheres separadas pelo tempo e que por negarem o amor acabaram adiando a própria felicidade, que, tenho certeza, se eu não levantasse essa lebre, ninguém ia perceber que o mote é o mesmo! É incrível a facilidade com que a escritora consegue contar uma história que nos prende, que nos faz querer ir adiante e, no caso específico desse livro, nos faz adorar a sensação de se estar numa gangorra tendo de um lado o passado e do outro o presente, querendo até que fosse possível ter um lado para o futuro... se é que consigo me fazer entender!

 

E nesse livro eu noto também outra sutil diferença dos demais: é possível sentir que o romance ficou levemente mais focado no passado, e que é aos poucos, bem devagar mesmo, que Estrela vai ganhando seu espaço e sua independência, algo que é muito esperado desde o início do romance. E isso é muito gostoso de ler/sentir...

 

A história de Flora é linda: uma jovem primogênita inglesa, amante da natureza e dos animais, que nasceu e cresceu em Lake District, vive com poucos recursos junto a sua família - que já teve sua época de glória e dinheiro – família essa que inclui sua mãe Rose, seu pai Alistair e sua irmã mais nova Aurélia. A vida de Flora começa a se modificar quando sua bela e jovem irmã é enviada para Londres para debutar sob o patrocínio de uma tia e algo acontece que mudará não apenas o destino de Aurélia, mas de toda a família MacNichol: basicamente o que teremos a partir daí será um triângulo amoroso que irá desunir a família, pois Aurélia é apresentada na sociedade londrina e se apaixonará por Archie Vaughn.  Mas esse jovem já entregou seu  coração a ninguém mais a ninguém menos que a Flora, logo... as duas irmãs amam o mesmo homem! Parece uma historinha boba, mas não posso dizer muito mais sobre ela sob pena de estragar toda a surpresa que uma bela história de amor sempre pode trazer, seja ela previsível ou não: histórias de amor sempre podem nos surpreender, ainda mais quando escritas por uma autora tão criativa quanto Lucinda Riley!

 

Resumindo: na história de Flora, descobrimos uma trama de mistérios e de segredos de uma jovem inocente, que com um futuro fadado ao fracasso sofre duras perdas na vida. É uma história bonita, com a descoberta do primeiro amor, seus sacrifícios, sua solidão, determinação e amor incondicional.

 

E na história de Estrela percebemos que a doce e introspectiva moça é na verdade uma mulher forte e segura, que por muitas vezes anulou seus desejos para permanecer ao lado da irmã, e isso foi algo que impediu que ambas crescessem e seguissem o próprio destino.

 


 

LEIA MAIS

Outros livros recomendados:

 

-  Análise do livro NINFEIAS NEGRAS de Michel Bussi por Maria Claudia

-  Crítica do livro Um Mais Um de Jojo Moyes por Maria Claudia

-  Os Cães nunca deixam de amar de Teresa J. Rhyne recomendado por Maria Claudia

-  O Tempo entre Costuras de María Dueñas  recomendado por Maria Claudia

-  Destino La Templanza de María Dueñas recomendado por Maria Claudia

-  A Maleta da Sra. Sinclair de Louise Walters  recomendado por Maria Claudia

-  A Lógica do Cisne Negro de Nassim Nicholas Taleb recomendado por Paulo Gustavo Ganime

- A livraria dos finais felizes de Katarina Bivald recomendado por Maria Claudia

- O Amante Japonês de Isabel Allende recomendado por Maria Claudia

 

Maria Cláudia de Macedo Miranda Marandino

 

Resendense de nascimento e carioca desde os meus três anos, sou professora (aposentada) especializada em alfabetização e pré-escolar. Amo ler pelo simples prazer de ler! Não sou especialista em literatura mas vou colaborar no 1 olhar com o resumo que faço de cada um dos muitos livros que leio na esperança de despertar o leitor que sei que vive dentro de cada um de nós: todos somos leitores, basta que o livro certo nos encontre!

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato