E a tal da tapioca?

21.07.2017

 

Comer tapioca, hoje em dia, está super na moda, mas não somente pela sua praticidade e versatilidade mas também pelo fato dessa delicinha ser sem glúten. Antes de mais nada, gostaria de lembrar que, apesar da prevalência estar crescendo, apenas uma pequena parte da população mundial é celíaca, ou seja, apresenta essa doença intestinal crônica causada pela intolerância ao glúten. Sendo assim, a primeira dica de hoje é procurar SEMPRE um especialista para saber se você necessita ou não pagar mais caro por produtos sem glúten #ficaadica.

 

Voltando à tapioca... A mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, é considerada como uma das culturas do Brasil, principalmente, das regiões Norte e Nordeste. Apesar disso, ela é consumida em todo o país e no mundo desde a forma mais simples até a mais sofisticada possível. Os produtos derivados da mandioca (farinha, féculas, farofas, etc) apresentam elevado teor de amido e baixo teor de proteínas, lipídios e minerais, fazendo dela um alimento calórico porém uma alternativa para a elaboração de alimentos sem o tal do glúten. Na receita de hoje, utilizei a tapioca granulada, aquela em forma de grânulos usada para fazer o famoso cuscuz. A tapioquinha da moda é feita com a farinha ou goma de tapioca peneirada sob chapa quente e recheada, o que também fica uma delícia e super cabe na rotina! Além disso, também acrescentei a semente de chia para melhorar a qualidade nutricional da receita. Vamos a receitinha de hoje que é super rápida e, na minha opinião, muito gostosa:

 

Pudim rápido de tapioca com chia
Ingredientes:

 

  • 50g de tapioca granulada

  • 100ml de leite de côco caseiro ou leite da sua preferência

  • 25g de adoçante culinário ou qualquer açúcar de sua preferência

  • 25g de semente de chia

  • Canela em pó

  • Côco ralado

Modo de preparo:

 

  • Adicione o leite com o adoçante/açúcar numa panela e leve ao fogo médio e, quando aparecerem as primeiras bolhas, diminua o fogo e junte a tapioca e a semente de chia

  • Mexa até engrossar e a tapioca ficar transparente (é bem rápido)

  • Ainda quente, transfira para potinhos ou refratário de preferência e espere esfriar em temperatura ambiente ou na geladeira

  • Para servir, salpique canela e côco por cima e aproveite! Também fica ótimo servir com frutas picadinhas por cima 

 

 

Esse pudim fica bem cremoso para comer de colher, mas caso você queira fazer um pudim para corte, é só dobrar a quantidade da tapioca granulada nessa receita e fazer uma calda com água + açúcar + canela + cravo + cardamomo + anisado (beeeeeeem de leve para não pegar todo o sabor). Fica sensacional também #ficamaisumadica.

Até a próxima!

Espero que tenham gostado e até a próxima!

 

LEIA MAIS

Artigos relacionados:  

 

- Torta salgada de liquidificador: um clássico por Viviane Tavares

- Receita saudável e prática? Temos! por Viviane Tavares

- Veganos são chatos, mas conseguem produzir delícias, sem sofrimento e morte de animais por Sandra Zatz

 

Outros artigos:

 

- Por que não sei dizer NÃO? por Cris Ganime

- Dia a dia de uma mãe frenética por Andrea Domingues

- Maldivas para aventureiros por Nanda Haensel

 

 

Sou Nathália Motta, filha única, carioca e tenho 31 anos. Sou formada em Ciência Biológicas na Faculdade Souza Marques, cursei mestrado e doutorado na Fiocruz e, atualmente, estou cursando Nutrição na Universidade Veiga de Almeida. Sempre pratiquei algum tipo de esporte ou dança, nunca fui sedentária.

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato