
Comer tapioca, hoje em dia, está super na moda, mas não somente pela sua praticidade e versatilidade mas também pelo fato dessa delicinha ser sem glúten. Antes de mais nada, gostaria de lembrar que, apesar da prevalência estar crescendo, apenas uma pequena parte da população mundial é celíaca, ou seja, apresenta essa doença intestinal crônica causada pela intolerância ao glúten. Sendo assim, a primeira dica de hoje é procurar SEMPRE um especialista para saber se você necessita ou não pagar mais caro por produtos sem glúten #ficaadica.
Voltando à tapioca... A mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, é considerada como uma das culturas do Brasil, principalmente, das regiões Norte e Nordeste. Apesar disso, ela é consumida em todo o país e no mundo desde a forma mais simples até a mais sofisticada possível. Os produtos derivados da mandioca (farinha, féculas, farofas, etc) apresentam elevado teor de amido e baixo teor de proteínas, lipídios e minerais, fazendo dela um alimento calórico porém uma alternativa para a elaboração de alimentos sem o tal do glúten. Na receita de hoje, utilizei a tapioca granulada, aquela em forma de grânulos usada para fazer o famoso cuscuz. A tapioquinha da moda é feita com a farinha ou goma de tapioca peneirada sob chapa quente e recheada, o que também fica uma delícia e super cabe na rotina! Além disso, também acrescentei a semente de chia para melhorar a qualidade nutricional da receita. Vamos a receitinha de hoje que é super rápida e, na minha opinião, muito gostosa:
Pudim rápido de tapioca com chia
Ingredientes:
50g de tapioca granulada
100ml de leite de côco caseiro ou leite da sua preferência
25g de adoçante culinário ou qualquer açúcar de sua preferência
25g de semente de chia
Canela em pó
Côco ralado
Modo de preparo:
Adicione o leite com o adoçante/açúcar numa panela e leve ao fogo médio e, quando aparecerem as primeiras bolhas, diminua o fogo e junte a tapioca e a semente de chia
Mexa até engrossar e a tapioca ficar transparente (é bem rápido)
Ainda quente, transfira para potinhos ou refratário de preferência e espere esfriar em temperatura ambiente ou na geladeira
Para servir, salpique canela e côco por cima e aproveite! Também fica ótimo servir com frutas picadinhas por cima

Esse pudim fica bem cremoso para comer de colher, mas caso você queira fazer um pudim para corte, é só dobrar a quantidade da tapioca granulada nessa receita e fazer uma calda com água + açúcar + canela + cravo + cardamomo + anisado (beeeeeeem de leve para não pegar todo o sabor). Fica sensacional também #ficamaisumadica.
Até a próxima!
Espero que tenham gostado e até a próxima!
LEIA MAIS
Artigos relacionados:
- Torta salgada de liquidificador: um clássico por Viviane Tavares
- Receita saudável e prática? Temos! por Viviane Tavares
- Veganos são chatos, mas conseguem produzir delícias, sem sofrimento e morte de animais por Sandra Zatz
Outros artigos:
- Por que não sei dizer NÃO? por Cris Ganime
- Dia a dia de uma mãe frenética por Andrea Domingues
- Maldivas para aventureiros por Nanda Haensel

Sou Nathália Motta, filha única, carioca e tenho 31 anos. Sou formada em Ciência Biológicas na Faculdade Souza Marques, cursei mestrado e doutorado na Fiocruz e, atualmente, estou cursando Nutrição na Universidade Veiga de Almeida. Sempre pratiquei algum tipo de esporte ou dança, nunca fui sedentária.