CINCO DICAS PARA DRIBLAR A FOME PSICOLÓGICA

30.09.2017

 

Para termos uma alimentação saudável, precisamos consumir uma variedade de nutrientes distribuídos em 3 grupos de alimentos:
 

ENERGÉTICOS: São ricos em carboidratos, fornecem a energia necessária para as nossas atividades diárias. Arroz, pães, batatas, massas fazem parte deste grupo.
 

CONSTRUTORES: São ricos em proteínas e responsáveis pela formação das estruturas corporais. Ovos, carnes, frango, peixe, queijo, leite fazem parte deste grupo.
 

REGULADORES: São ricos em vitaminas e minerais e responsáveis pelo equilíbrio e
funcionamento do nosso corpo. Legumes, verduras e frutas fazem parte deste grupo.

 

Para termos uma vida em equilíbrio, precisamos cuidar não somente do físico, mas também das emoções. A OMS define saúde não apenas como ausência de doenças, mas como perfeito bem estar físico, mental e social. Creio que o conceito de perfeição deveria ser repensado, sempre seremos imperfeitos, porém devemos ter a clareza que precisamos buscar o equilíbrio biopsicosocial para ter saúde.


Mudar o comportamento alimentar não é tão difícil, o problema é tornar estas mudanças duradouras, um novo hábito. Começamos com entusiasmo e expectativas, mas com o tempo esses sentimentos se perdem e regredimos, os maus hábitos voltam. É importante observar o significado do alimento , que papel ele ocupa na sua vida. É fome? É vontade de comer? A fome é física ou psicológica?
 

A associação do comportamento com alimento começa na infância. Quando o recém nascido chora, a primeira reação da māe é oferecer o leite. O choro do bebê nem sempre é sinal de fome, ele pode estar com cólicas, com frio, querer aconchego, enfim… Uma infinidade de motivos. Começa a se formar nesta fase inicial da vida o gatilho que provavelmente levará a um mau hábito. Qualquer desconforto tem como alívio o alimento, então silenciosamente surge a fome emocional.

 

As situações do dia a dia são estressantes e usamos o alimento para abrandar emoções
desconfortáveis, sentimos fome, mas não é física , é uma fome psicológica. Na fome psicológica você come mesmo já tendo se alimentado há pouco tempo, sem perceber o ponto de saciedade, ela ataca quando estamos tristes, ansiosos, irados, angustiados…

 

Aprenda 5 dicas para driblar a fome psicológica:
 

1- ADIE SUA DECISÃO DE COMER. Não diga que você não pode comer determinado alimento, como um chocolate ou doce por exemplo, converse consigo mesmo, diga que depois, comerá. Quando há proibição, a vontade aumenta.

 

2 - TENHA SEMPRE AO SEU LADO UMA GARRAFA DE ÁGUA. Beba quando desejar comer
algo fora do horário das refeições, ter a garrafa perto de você, facilita a ação. Muitas vezes
achamos que estamos com fome, mas na verdade sentimos sede. O centro da fome e da sede ficam na mesma região cerebral, no hipotálamo, e pode acontecer de confundirmos os estímulos.


3. IDENTIFIQUE SEUS SENTIMENTOS. Se sentir vontade de comer logo após ter se alimentado, perceba se está se sentindo incomodado com alguma situação. O alimento pode até aliviar, mas não resolverá a questão e depois virá a culpa. Conte até dez, respire profundamente, converse com um amigo, exercite-se. Tenha em mente uma lista de opções para estes momentos desconfortáveis.


4-NÃO FAÇA PAPEL DE VÍTIMA. É desnecessário anunciar para todo mundo que está de dieta e que não pode comer ou não pode ir a uma festa. Entenda que tudo pode, mas nem tudo convém. Seja responsável pelas suas escolhas alimentares. Existe a hora do brócolis e a hora do bolo de chocolate recheado.


5-USE O KIT FISSURA. Tenha sempre com você um pote com 5 castanhas, 5 ameixas, 2
colheres de passas, cravo para mascar. Isto ajudará a driblar a fome psicológica e tem poucas calorias. Fumantes também utilizam este recurso.


Para uma vida plena e saudável, é preciso um novo olhar sobre as escolhas alimentares.
Equilíbrio é tudo que a vida precisa para ter mais qualidade.

 

 

Alessandra Ayres

Nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento
Personal Organizer
Coordenadora do programa Mudança de Hábitos
Email: alenutr@gmail.com

Instagram: @nutriorganiza

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon

O 1 Olhar é uma plataforma colaborativa com mais de 50 colunistas compartilhando o olhar, a opinião de pessoas normais sobre os acontecimentos que nos cercam.

Quer colaborar? Entre em contato