Check List Para o Final de Ano

01.12.2017

 

 

As festas de final de ano estão chegando, e com elas, as diferentes tarefas para que elas aconteçam exatamente como nós idealizamos.

 

Não sei como fica a sua agenda, mas a minha fica uma loucura. São mil encontros, amigos ocultos, festa disso, festa daquilo....ufa!!! É um mês maravilhoso, cheio de reencontros e confraternizações! Mas se não nos organizarmos, fica uma verdadeira bagunça, não só na nossa rotina, mas financeiramente também.

 

Esse final de semana, por exemplo, reencontrei pessoas que não via há uns 10 anos, mas parecia que as tinha visto ontem! São pessoas muito queridas, que trabalharam comigo no meu primeiro emprego....então, já incluí na minha planilha de gastos de final de ano tudo que gastei com o maravilhoso churrasco que fizemos.

 

Além dos encontros de final de ano, temos que organizar as listas de presentes de Natal, de presentes de amigo oculto, cardápio para as festas, a decoração, o repertório musical, as roupas que vamos usar... Eu, por exemplo,  sempre gosto de colocar uma roupa nova na virada do ano, para renovar as energias, e você?!

 

Para que tudo aconteça exatamente como planejamos, fiz um check list para ajudar na organização de cada detalhe. Espero que ajude muito na sua organização! Mas não esqueça, não deixe nada para a última hora. Os shoppings e mercados costumam ficar lotados nessa época, então, se puderem, já comecem a concluir as tarefas extras de final de ano.

 

Check list: (Clique AQUI para fazer o Download de uma Check List de Presente Para Você)

Eventos – Para não perder nenhum evento de final de ano, faça uma lista em ordem cronológica de todos eles (festas, amigos ocultos, encontros em barzinhos...). Aproveite, e compartilhe com seu companheiro (a), assim vocês conseguem conciliar as agendas.

Eu gosto de anotar tudo no meu checklist, e ainda compartilho pelo Google Keep. Assim não tem erro... Meu marido é muito desligado e todos os anos tínhamos problemas de agenda, ele marcava mais de um evento no mesmo dia. Teve um dia em que marquei com um casal de amigos em casa, mas ele tinha marcado outro evento com outros amigos. Acabei recebendo o casal sozinha (que vergonha) e ele foi ao outro encontro. Mas depois disso, passei a colocar o nosso checklist na porta da geladeira e assim ele nunca mais esqueceu. Além é claro, de compartilhar a lista no Google Keep, nesse aplicativo, os dois podem preencher a mesma lista.

 

Lista de presentes - Anote o nome e o presente que pretende dar a cada pessoa. Tanto para os parentes, como para os amigos ocultos, chefes e etc. Não esqueça de colocar ao lado o valor que pretende gastar. E se possível, antes de ir às lojas, dê uma pesquisada na Internet, isso facilita muito na hora da compra. Além de ter uma idéia do que irá comprar para cada um, você saberá qual loja vende mais barato e poderá ir direto lá.

 

Não sei vocês, mas eu compro muito pela internet, além de preços melhores, tenho a comodidade de receber em casa e poupa muito o meu tempo, mas sempre fico atenta à data de entrega, e dou uma margem significativa, pois nessa época do ano os correios ficam sobrecarregados. Caso não tenha comprado com antecedência, o ideal mesmo é ir na loja física, mas não esqueça de levar impresso o valor da Internet, na maioria das vezes é mais barato e as lojas cobrem o valor.

 

Outra dica bem legal é: se a festa não for em sua casa, fica elegante levar uma lembrança para o anfitrião. De preferência algo que seja a cara dele para que a pessoa saiba que foi comprado especialmente para ele, mesmo sem gastar muito.

 

E não esqueça de embrulhar os presentes lindamente, utilizando nossos tags de Natal disponibilizados no post anterior.

 

Cardápio – Montar o cardápio é um dos principais itens, mas requer responder algumas perguntas:

 - A festa será na sua casa ou em outro local?

 - Você será responsável por todo o Menu ou será compartilhado?

 - Quantas pessoas irão ao evento?

 - Existe alguma restrição alimentar entre os convidados?

 - Qual a bebida ideal para acompanhar o prato escolhido?

 - E a sobremesa?

 

Na minha família optamos por compartilhar o cardápio. Assim, não fica cansativo para ninguém e todos aproveitam a festa sem estarem exaustos antes mesmo dela começar. Outra coisa legal, é buscar um cardápio nos restaurantes ou alguma cozinheira que faça Ceia de Natal e Réveillon. Claro que fica mais dispendioso, mas pode ser dividido igualmente entre toda a família, e assim um não acha que contribuiu mais que o outro. Além deles saberem a quantidade ideal para o número de pessoas e harmonizarem bem os pratos que serão servidos. Ah, e não esqueça dos belisquetes, para que a festa dure bastante e seja um sucesso.

 

Convidados – Caso a festa seja na sua casa, prepare a lista dos convidados e solicite a confirmação de presença com antecedência. Assim, você saberá exatamente a louça que irá usar na festa. Caso não seja na sua casa, não esqueça de confirmar a presença. É muito desagradável você chegar de surpresa, o anfitrião pode não estar preparado para recebe-lo.

 

Decoração – a decoração vai dar graça a sua festa. Quem não ama uma bela árvore de Natal?  Ela pode ser grande ou pequena, não importa, mas é ela quem irá trazer o espírito de Natal para a festa, é nela que Papai Noel deixará os presentes.  Então, coloque todo amor em sua árvore e capriche na decoração. Não esqueça do resto da casa, escolha com carinho a louça que irá usar, a toalha de mesa, guardanapos e tudo mais para deixar a casa bem alegre e festiva.

 

Esse ano, colocarei biscoitos e um copo com leite para o Papai Noel. Minha filha de 3 anos falou que ele adora e que precisamos colocar próximo à lareira. E não posso esquecer as cenouras para a renas, elas também estarão com fome, afinal, o Papai Noel vem de muito longe, do Polo Norte.

 

Repertório musical – Não esqueça de preparar um bom repertório musical, que agrade a todas as idades.  Você já viu festa animada sem uma boa música? Não vai querer ninguém bocejando pelos cantos, né?! E não esqueça das músicas de natal, afinal o Bom Velhinho merece uma bela homenagem com a música Anoiteceu!

 

 

Carol Teixeira, Personal Organizer

Facebook: Carol Teixeira

Instagram:@carolinateixeira.po

 

 

Te convido a nos acompanhar no 1 Olhar, com dicas de organização para o seu lar e sua vida.

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017- 2020

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon