Resenha do livro A CONSPIRAÇÃO COLOMBO – STEVE BERRY

26.05.2018

Livro A Conspiração de Colombo

A história de Cristóvão Colombo permanece um mistério até os dias de hoje, sua vida é rodeada de mistérios que ainda provocam muitas perguntas: o famoso navegador, conhecido por ter descoberto a América, nunca deixou muitos registros sobre os seus feitos. O tema central desse livro é exatamente especular sobre esses mistérios: o autor foi extremamente meticuloso nas pesquisas históricas sobre Colombo e sua viagem para a América, mas claro que existem bastante conjecturas ao longo do enredo, e isso é bem normal, não dá para fazer um romance só com as verdades, sempre é preciso usar de imaginação.

 

O livro segue a linha dos thrillers de conspiração, mas a exploração da existência de relíquias e/ou mistérios ficou um pouco longa com as inúmeras narrativas sobre as lendas, os segredos milenares e complôs que não chegavam a comprometer todo o contexto histórico, mas que também pouco acrescentavam. Sei que nesse tipo de literatura fica muito difícil fugir aos clichês para criar um enredo, mas o autor abusou tanto deles que tornava até previsível algumas passagens da história.


No enredo vamos ter aquela velha história do tesouro perdido que foi escondido há centenas de anos, dos segredos passados de geração em geração e aquela correria para não deixar que os vilões cheguem a eles por motivos altamente suspeitos. Vai ter também o herói, que é aquele que deve continuar a protege-los a qualquer custo, é claro...
Tudo começa quando o jornalista Tom Sagan, que está desacreditado no seu meio de trabalho por ter sido acusado de inventar informações em uma matéria bombástica sobre o Oriente Médio, está prestes a se suicidar: no exato momento em que pega a sua arma ele recebe a notícia de que sua filha estava em cativeiro e sendo abusada pelos sequestradores. Em troca da liberdade da filha o sequestrador, Zachariah Simon, só quer que Sagan autorize a exumação do corpo de seu pai.


Sagan então parte para uma investigação complexa, onde terá que sair da bolha que criou para si mesmo depois que perdeu sua credibilidade profissional, vivendo como um eremita, longe dos amigos e da família com quem nunca teve uma boa relação: sua filha (Alle) o odeia por ter sido sempre ausente de sua vida e seu pai nunca o perdoou por ter renegado os valores do judaísmo.


Os personagens são bem construídos:  Zachariah Simon, o vilão da história, é descrito com tantos detalhes que passamos a detestá-lo como se de verdade fosse; Tom Sagan é muito humano, cheio de falhas, conflitos e acertos, tudo na medida certa; e Alle é uma jovem mulher que beira a burrice por tanta ingenuidade (ou seria estupidez mesmo?).


Enfim, A Conspiração Colombo não é um thriller que se destaca pela originalidade, mas não decepciona muito por conta da história (bem fundamentada) de Colombo que desperta muita curiosidade e, por si só, já é um assunto que vale a pena ser lido.

 

#LERÉTUDODEBOM!!!

 

 

 

 

LEIA MAIS    

Outros livros recomendados:

 

-  Análise do livro NINFEIAS NEGRAS de Michel Bussi por Maria Claudia

-  Crítica do livro Um Mais Um de Jojo Moyes por Maria Claudia

-  Os Cães nunca deixam de amar de Teresa J. Rhyne recomendado por Maria Claudia

-  O Tempo entre Costuras de María Dueñas  recomendado por Maria Claudia

-  Destino La Templanza de María Dueñas recomendado por Maria Claudia

-  A Maleta da Sra. Sinclair de Louise Walters  recomendado por Maria Claudia

-  A Lógica do Cisne Negro de Nassim Nicholas Taleb recomendado por Paulo Gustavo Ganime

- A livraria dos finais felizes de Katarina Bivald recomendado por Maria Claudia

- O Amante Japonês de Isabel Allende recomendado por Maria Claudia

 

Maria Cláudia de Macedo Miranda Marandino

 

Resendense de nascimento e carioca desde os meus três anos, sou professora (aposentada) especializada em alfabetização e pré-escolar. Amo ler pelo simples prazer de ler! Não sou especialista em literatura mas vou colaborar no 1 olhar com o resumo que faço de cada um dos muitos livros que leio na esperança de despertar o leitor que sei que vive dentro de cada um de nós: todos somos leitores, basta que o livro certo nos encontre!

Please reload

 SIGA-NOS AQUI TAMBÉM 
  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
 os mais RECENTes : 

August 6, 2018

August 3, 2018

July 18, 2018

July 11, 2018

Please reload

Please reload

Copyright © 1Olhar 2017- 2020

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon